quinta-feira, 1 de maio de 2014

O COMEÇO DAS CIDADES GÊMEAS

Porto União da Vitória, como era chamada a cidade quando era uma só no final do século 19 e início do século 20 até sua divisão pela ferrovia São Paulo - Rio Grande, quando houve a Guerra do Contestado.
A cidade de Porto União da Vitória teve seu início no final do século 19 com a passagem dos tropeiros que aqui paravam vindos do Rio Grande do Sul com gado, mulas e cavalos para serem levados para São Paulo, aqui ficavam até poderem atravessar o Rio Iguaçu com as "tropas". Depois veio a época da navegação do Rio Iguaçu, com "vapores" como eram denominados os barcos de carga e de passageiros que faziam o trajeto de Balsa Nova até Porto Vitória, levando todo tipo de mercadoria, erva, madeira, gado, cereais, tecidos, tudo era transportado pelo rio.


             Para entender melhor a divisa entre as cidades gêmeas entre os dois Estados, PR e SC

                  Porto União no início do século 20 - o Cine Palácio no prédio com mais janelas

 Soldados acampados nas "gêmeas", na beira do Rio Iguaçu - Guerra do Contestado - 1912-1916

                                   Tropas na Guerra do Contestado atravessando o Rio Iguaçu

                                  "Vapor" de passageiros no Rio Iguaçu - início do século 20

                                  Carregando erva em sacos de estopa, com destino à Curitiba

No início do século 20 foi construida a ferrovia São Paulo- Rio Grande e nos anos que se seguiram forma construidos vários ramais da ferrovia, para São Francisco do Sul, Ponta Grossa e outros ao longo da ferrovia principal.
Um fato interessante é que as "cidades gêmeas" foram escolhidas pelas tropas Federais e Estaduais como base da Guerra do Contestado, pelo fato de que aqui tinha energia elétrica, isso mesmo no início do século 20 União da Vitória era a 4ª cidade do Paraná com energia elétrica, fornecida por uma usina a vapor com 100 a 200 cavalos de potência, instalada pelo pioneira Empresa de Eletricidade Alexandre Schlemm, que por muitos anos forneceu energia elétrica para nossas cidades e também desenvolveu um sistema telefônico em nossa terra.

                               A primeira ponte ferroviária ( provisória em madeira ) em 1906

                    A segunda ponte ferroviária de arcos, construida em ferro na década de 1920
                                  União da Vitória no tempo das carroças, na década de 1930
União da Vitória, Av.Manoel Ribas - centro, década de 1930. Tinha energia elétrica e telefone.
                         Porto União, década de 1930 - Rua prudente de Moraes - rua de terra
Porto União, Praça Matos Costa ( atual Hercílio Luz ) década de 1920 - Hotel Internacional


Nos anos que se seguiram, as cidades progrediram com a ferrovia em ação, transportando o progresso para nossa terra.

As modestas estações de união da Vitória e outra de Potro União, eram em madeira...material muito abundante na nossa região, pinheiro, canela e imbuia.
                                            Estação de Porto União na década de 1910


Em 1942 foi inaugurada a Estação União, moderna em alvenaria e concreto, um charme para a época.
                    A Estação União vista do lado de Porto União, na Praça Hercílio Luz em 1942

                               Passageiros em uma noite fria de 1942, o charme ferroviário.

                  Inauguração da Estação União, com a presença de Getúlio Vargas, em 1942



O " Trem Internacional" que fazia a linha São Paulo - Montevidéu no Uruguai...passava aqui à noite.
Um trem luxuoso e famoso que parava em nossas cidades para reabastecer máquinas e provisões e alimentos.


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